Notícia

Pioneiros no Brasil em buscar testes genéticos de Mielopatia Degenerativa e DNA

25 de maio de 2017

Sempre na busca da preservação da raça e seriedade na criação do Boiadeiro Bernês, primando pela saúde de nossos cães e a credibilidade do canil

Sempre na busca da preservação da raça e seriedade na criação do Boiadeiro Bernês, primando pela saúde de nossos cães e a credibilidade do canil, há um ano atrás decidimos dar início em um projeto inédito no Brasil na raça Bernese: a realização de testes genéticos de Mielopatia Degenerativa (DM) e DNA do plantel.

 

Temos acompanhado o desenfrear na reprodução de cães da raça que são levados ao acasalamento sem exames de saúde e nenhum critério de seleção, e isso está conduzindo a raça à desvalorização incontrolável, além da descaracterização do padrão.

Acompanhamos os encontros de raça em parques e praças, e ali se cria um ambiente perfeito para tutores que agendam os “namoros” de seus cães sem qualquer critério de seleção. Além disto, pseudo criadores que registram filhotes com pedigree do cão “X”, mas na verdade é filho de “Y”, o que é um fato lamentável. Porém, no Brasil não existe fiscalização para reprimir tais casos e, portanto, a qualidade da criação depende da ação de criadores preocupados com a qualidade e bem-estar dos animais.  Por este motivo nosso canil faz parte do Clube da Raça no Brasil, onde podemos encontrar criadores comprometidos com a raça.

Além da associação ao Clube do Brasil, o canil A Don Aspen tem como hábito seguir os melhores padrões da criação internacional, e por esse motivo em junho de 2016 começamos a testar nossos cães para DM, uma doença genética que afeta animais a partir dos 7 ou 8 anos, e que leva à perda progressiva de movimentos. Amostras de alguns de nossos cães foram enviadas para laboratório dos Estados Unidos, e os resultados vem sendo utilizados para determinar cruzamentos corretos, e impedir o nascimento de animais que venham a apresentar a doença no futuro. Nosso principal padreador já foi testado, além de uma matriz. Neste sentido, nosso canil está participando de um projeto pioneiro no país, em conjunto com o laboratório LinkGen de São Paulo e a Dra Fabiana Michelsen de Andrade, que em breve irá possibilitar que os testes para DM (SOD1A e SOD1B) sejam feitos no Brasil. Logo teremos os resultados para DM de todos os cães do plantel.

Outra inovação do canil A Don Aspen vem sendo a aposta na tecnologia dos exames de DNA para futura comprovação de paternidade e maternidade, e por isto todos nossos animais já têm perfil genético determinado, pelo laboratório LinkGen. Além disto, nossos cães também fazem exames de brucelose. Todos os resultados estão disponíveis no site.

Foi neste caminho que conhecemos a Dra. Fabiana Michelsen de Andrade, Bióloga, geneticista e especialista em genética canina, que hoje presta aconselhamento genético em nossa criação, mais um passo para a “pressão da seleção” de nossos cães.

Nosso próximo projeto agora é realizar exame de DNA de todos os cães para histiocitose (histiocytic sarcoma).

Categoria de Notícias

Dicas Geral Preseve Todas Categorias