Notícia

TEMPERAMENTO

25 de abril de 2015

O segredo para ter um cão equilibrado e educado

TEMPERAMENTO

Tenho visto alguns proprietários reclamarem em grupos no Facebook sobre o temperamento e comportamento de seus Berneses.

Primeiramente precisamos ter consciência que nenhum cão, independente da raça, vem programado e/ou educado.

Existe estudos que dizem que 60% do temperamento de um cão está diretamente relacionado com a informação genética e a origem daquela raça, seja guarda, pastoreio, caça, ataque, etc... isso realmente não temos como mudar. Neste percentual ainda temos que levar em consideração o individuo, que pode ser dominante, submisso, calmo ou agitado.

A outra parte do seu temperamento e comportamento são provenientes da forma que os proprietários conduzem sua educação, ou a falta dela. Cachorro nasceu para ser cachorro e ele quer ser cachorro não podemos humaniza-los, devemos tratá-los com respeito, com muito carinho e amor, mas devemos ser o seu líder e para isso precisamos de persistência e firmeza na educação, isso é que irá dar o equilíbrio para seu cão. Depois que o cão entender que você é o líder e que você não vai desistir, pronto... ele estará no seu controle e irá responder com apego, dedicação e companheirismo.

É no momento da compra de um cão, que as pessoas precisam ser cuidadosas e seletivas, pois a falta de critério e seleção no acasalamento dos cães são alguns dos motivos que geram cães com desvio de temperamento. E na maioria das vezes o que parece ser barato irá trazer insatisfação e decepção nas expectativas que você busca em um Bernese, seja em beleza, exuberância, saúde e principalmente temperamento.

Quando você busca um Boiadeiro Bernês quer um lindo ursão, exuberante e equilibrado para alegrar sua família, trazendo harmonia, felicidade e muito orgulho.

O valor do investimento em um cãozinho desses é insignificante perto da satisfação que ele irá trazer para o seio familiar.

 

 

Categoria de Notícias

Dicas Geral Preseve Todas Categorias