Filhotes

Dicas Importantes - Filhotes de Bernese

O que você deve saber antes de comprar um filhote de Bernese para não ter surpresas no futuro 

É muito importante levar em consideração todas as responsabilidades adquiridas ao se estabelecer o vinculo com um cão. Você deve estar preparado para manter um laço de carinho, dedicação e companheirismo pelos próximos anos. Diante disso esteja pronto para as mais variadas atitudes de carinho e afeto que seu cão irá demonstrar.

Sempre que fores adquirir um filhote de cão, independente de qual for a raça, é muito importante saber exatamente qual sua origem, suas características peculiares, identificar a qual grupo pertence. Pois existem muitas diferenças entre cães que foram selecionados ao longo dos séculos para caça, para guarda, ataque, pastoreio, companhia... As características próprias da raça são um indicativo do temperamento do cão.

Claro que a “educação” passada ao filhote, a firmeza e liderança de seus proprietários, assim como variações dentro das linhagens moldarão suas atitudes, mas a origem da raça o acompanhará e seus instintos e serão um indicativo do temperamento do seu futuro filhote.

Ao procurar um filhote de Bernese é primordial que se verifique a seriedade do local de onde está adquirindo. Dando-se ênfase:

1 - Ao controle de displasia dos pais, todo criador comprometido com a raça somente cruza seus Berneses após o exame de displasia com aprovação para reprodução, documento este emitido por veterinário credenciado ao Clube Brasileiro do Boiadeiro Bernês, este laudo não deve ser expedido antes dos 20 meses de idade, fase em que um Bernese se encontra com sua formação óssea definida;

2 - Analisar as condições de saúde e bem estar dos pais da ninhada, assim como a qualidade dos cães;

3 - Uma boa conformação dos pais, estes precisam estar de acordo com as características físicas descritas no padrão oficial da raça, lembre-se seu filhote herdará as características de seus pais;

4 - O valor de um filhote de Bernese (Boiadeiro Bernês ou Bernese Mountain Dog) de ótima qualidade, pedigree, controle de displasia de seus ascendentes, pode varia de R$ 4.000,00 à R$ 7.000,00. Desconfie de tudo que ficar aquém disso.

5 - Sempre solicite cópias dos documentos dos pais (pedigree, laudos e fotos) para não ter surpresas no futuro.

6 - Informe-se sobre o canil que esta adquirindo seu filhote de Bernese, pois além de alguns canis ou até mesmo pets que cruzam seus cães sem critério nenhum, existem muitos anúncios falsos (fake) na internet.

Cuidado, você poderá encontrar alguns filhotes de categorias e qualidade diversas, pois existem alguns filhotes frutos de cruzamentos sem critério de seleção, que acabam sendo franzinos, fracos, pelagem baixa e com desvio de temperamento. Este filhote também poderá ter pedigree, o que não certifica que ele terá qualidade. pois até mesmo cães fora do padrão da raça podem ser registrados. É muito importante que você solicite fotos dos pais ou se possível conheça-os pessoalmente.

Um filhote de Boiadeiro Bernês, fruto de um acasalamento com critério na escolha, com pais de alta qualidade, saúde, controle de displasia, serão filhotes diferenciados, mais robustos, fortes, pelagem exuberante e com temperamento equilibrado.

Segue abaixo fotos de quatro filhotes de qualidade e linhagens diferentes, os filhotes A e B são muito superiores dos C e D.

Portanto ao fazer um investimento na compra de um filhote de Boiadeiro Bernês, que irá acompanhar sua família nos próximos anos, pense no que você quer... Um cão equilibrado que trará orgulho, satisfação e alegrias ou um cão tricolor com titulo de Boiadeiro Bernês, mas que não representará aquilo que deseja na Raça.

Comprometidos com a preservação da Raça Boiadeiro Bernês primamos pela qualidade de nossos cães, sempre pesquisando e estudando acasalamentos que venham a somar e salvaguardar as características desta raça tão especial.

Fotos de alguns filhotes A Don Aspen